terça-feira, 23 de junho de 2009

STRESS e Trabalho


Nos dias atuais, torna-se quase impossível não existir um clima de pressão dentro das organizações, devido a competitividade das empresas frente as dificuldades existentes no mercado.

O clima de pressão resume-se, em relação ao empregador como: mercado recessivo; problemas com sindicatos trabalhistas; pagamentos; prazos; dívidas; acumulo de funções, dificuldade de comunicação com empregados; entre outros. Em relação ao empregado, pode-se dizer que o clima se constrói sobre cobranças excessivas de produtividade; responsabilidades fora do controle; mudanças tecnológicas e adaptação; medo de demissão entre outros. Cabe ressaltar que cada exemplo citado não é um fator isolado, esta sempre em relação a outros fatores, e de alguma forma o clima entre empregador e empregado esta interligado.

Juntamente com o clima de pressão, surge a vulnerabilidade dos sujeitos (empregador e empregado) ao estresse. Devido então, a dificuldade de evitar tais situações estressantes, torna-se fundamental para a qualidade de vida no trabalho, que os integrantes da organização aprendem a viver com este procedimento. Obtendo informações sobre o que é o estresse, como identificar em si os próprios sinais, e conseguir monitorar seu próprio nível. Com essas atitudes os sujeitos aprendem a lidar com as dificuldades encontradas sem se alterar excessivamente.

A maioria das pessoas lida com o estresse apenas quando já não tem controle das situações; quando se sente mal ou quando sua auto-estima está muito baixa. Ao se desconhecer que se sofre de estresse, o sujeito nada consegue fazer para combatê-lo. A partir da consciência do que é o estresse, e que se está com estresse, surge 90% de cura quando o estresse já esta instalado. A consciência torna-se determinante para o controle do nível do estresse, eliminando a maior parte das reações negativas ligadas a ele.

O estresse é considerado um grande problema, tanto para o empregador quando para o empregado porque ambos saem perdendo, desde questões financeiras até em qualidade de vida. A partir do estresse surgem conseqüências incontáveis, tais como, para efeito de exemplo, baixa produtividade, descontos por absenteísmo (faltas), decisões equivocadas, entre outras.

É de extrema importância e relevância o trabalho do Psicólogo na empresa, atuando no combate e na prevenção do estresse, pois além de proporcionar aos integrantes da organização informações e técnicas suficientes para aprenderem a lidar com situações indesejáveis, minimiza conflitos causadores do estresse e gerados por este.
Com uma melhor qualidade de vida no espaço ocupacional, tanto o empregador quanto os empregados satisfazem expectativas.

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