terça-feira, 23 de junho de 2009

O professor e sua vulnerabilidade ao STRESS


O presente texto é continuidade do assunto de semana passada, porém, abordando um outro tema. Como havia comentado anteriormente, observa-se que nas ultimas décadas, as mudanças da sociedade, passaram a exigir do homem uma grande capacidade de adaptação física, mental e social. Essas mudanças e a necessidade de adaptação colocam as pessoas em frequentes situações de conflito, angústia e desequilíbrio emocional.

Com um olhar voltado a profissão do professor, nota-se que além de ensinar, este tem que manter o controle dos alunos em sala de aula, comparecer na instituição escolar em determinados horários, sem tolerância, e muitas vezes trabalhar fora da carga horária no qual foi contratado, por exemplo, nos finais de semana, corrigindo e elaborando atividades. Estão sempre disponíveis a críticas de alunos, pais, colegas de profissão, diretores, entre outros. Então, como algumas pesquisas já ressaltam, o ambiente escolar, devido a múltiplas variáveis como é o ensino, é um ambiente com uma tendência geral à ansiedade, tornando os professores especialmente vulneráveis ao estresse.

No Brasil, o estresse do professor está vinculado além de todos os fatores apresentados no parágrafo anterior, ao salário injusto, a precariedade das instalações de trabalho (ambiente físico da escola), elevado números de alunos por turma, acúmulos de turmas por dia trabalhado, mau comportamento dos alunos e falta de treinamentos adequados que possibilitam um contorno em tais situações.

O escritor Augusto Cury realizou uma pesquisa em nosso país, com professores da rede pública de ensino e destacou que 90% dos docentes apresentam sinais de distúrbios causados pelo estresse, como dores de cabeça, ansiedade, transtorno do sono, cansaço excessivo e déficit de memória e concentração.

Há um despreparo dos professores para se prevenirem do estresse. E nada esta sendo feito para reverter essa realidade! Ainda não há na rede pública e raramente na rede privada de ensino, serviços de Psicologia, que são necessários e urgentes para combater e prevenir o estresse causado na escola. A profissão do professor é extremamente importante e necessária à sociedade, mas a qualidade de vida e a saúde deste profissional são essenciais para que estas funcionem adequadamente. Com o estresse, o ensino e consequentemente a educação ficam comprometidos.

Nenhum comentário: