sexta-feira, 17 de julho de 2009

Transtorno de Personalidade Anti-Social: PSICOPATA




Para ilustrar, a atriz Letícia Sabatella está atuando na novela Caminho da Índias representando a personagem Yvone, sendo esta personagem uma Psicopata.


O termo “psicopata” é muito utilizado em nossa sociedade para caracterizar algumas pessoas, porém, muitas vezes de forma equivocada, devido a falta de conhecimento que as pessoas tem de tal transtorno. Portanto, é importante conhecermos e entendermos o que é a psicopatia, pois os sujeitos que realmente apresentam esse transtorno encontram-se entre os indivíduos que mais são prejudicados emocionalmente e interpessoalmente.

Os psicopatas não apresentam nenhum dos sintomas tradicionais do comportamento anormal, como ansiedade, alucinações e delírios. Raramente são psicóticos. Geralmente aparentam ser muito bem ajustados, o que torna bastante difícil de reconhecer e diagnosticar tal transtorno.

Os psicopatas não conseguem sentir emoções, apesar de verbalizar fortes sentimentos e comprometimentos; não sentem culpa quando se comportam de forma inadequada; geralmente são incapazes de adiar a gratificação de suas necessidades agindo consequentemente de modo impulsivo; são muito inteligentes, possuem habilidades verbais bem desenvolvidas e tem a habilidade de racionalizar seus comportamentos inadequados de modo que ele pareça justificável, livrando-se facilmente de seus problemas; mentem constantemente; frequentemente causam prejuízo emocional e financeiro aos que estão próximo e são agressivos (a agressão não existe somente fisicamente).

Em relação a estimativa, de 1% a 3% da população tem esse transtorno e entre os presos, esse índice chega a 20%. Segundo pesquisas realizadas por especialistas a maioria dos psicopatas é homem, mas os motivos para esta desproporção entre os sexos são desconhecidos. No Brasil há aproximadamente 5 milhões de psicopatas. Dessas, poucas são violentas e a maioria não comete crime, mas deixam as pessoas com quem convivem desapontadas.

Para que um sujeito seja diagnosticado como Psicopata, é necessário que ele tenha 18 anos de idade ou mais. Isto ocorre porque o sujeito deve ter tempo suficiente para aprender o que é um comportamento adequado.

Nenhum comentário: