domingo, 26 de outubro de 2008

Racismo


O presente texto sintetiza o assunto racismo. Será apresentado inicialmente o “conceito” de racismo, posteriormente será mencionado a influencia da sociedade sobre os pensamentos e atitudes dos indivíduos e após comentado sobre o surgimento do racismo em dois paises: Brasil e Japão. O texto será finalizado destacando o Brasil como um país com grande quantidade de misturas de raças, sendo um dos fatores que o torna mais bonito, alegre e divertido, e sobre a unicidade e a importância do ser humano independente da raça.

O racismo é um fenômeno universal e de grande complexidade, onde se tem a crença que existe raças superiores e inferiores, em tempos passados foi utilizada para justificar o domínio de determinados povos por outros. A base, mal definida, do racismo é o conceito de que exista uma raça pura onde as demais são inferiores.

Desde o “nascimento” do racismo (origem que é bastante controversa) a crença da existência de uma raça superior começou então a se expandir e ser transferida de geração em geração. Pelo fato de os indivíduos serem influenciados diretamente e indiretamente pelo meio em que estão inseridos, ou seja, pela sociedade, pode-se concluir que as pessoas não chegam ao racismo sozinhas, pois cada individuo é influenciando no decorrer de seu desenvolvimento a ter determinadas atitudes, pensamentos e crenças, tal influencia ocorre por diversos fatores de diversas formas, sendo através de palavras, gestos, atitudes, imitação, exemplos, enfim.

Pode-se dizer que no Brasil, o racismo começou a surgir a partir do período colonial, onde os portugueses trouxeram negros para serem escravos, inicialmente para trabalharem em canas de açúcar. No Japão ocorreu um pouco antes da segunda guerra mundial, quando o país atingiu um considerável desenvolvimento sócio-econômico, considerando-se a partir de então, superior aos demais países, e tratando com inferioridade os estrangeiros. Mas não foi somente nesses países que ocorreram e que apesar de ser de forma diferente, continua ocorrendo tal preconceito e discriminação, como havia mencionado anteriormente, o racismo é um fenômeno universal.

No Brasil, quase todos os grupos humanos atuais são produto de mestiçagens, e essas misturas de raças, tornam nosso país mais belo, mais divertido. A constante evolução da espécie humana e o caráter sempre provisório de tais grupos tornam ilusória acreditar em qualquer definição estável. O ser humano independente de diferenças biológicas e étnicas sempre estará evoluindo, será único, incomparável, insubstituível, pois cada um tem suas crenças, seus valores, cada um tem sua personalidade, e a capacidade de desenvolver seu potencial. Somos todos competentes, as diferenças das raças não diferencia esse potencial. E apesar das diferenças, nenhum ser humano é mais valioso que outro. O racismo deve ter um fim!Pois muitas pessoas sofrem com essa forma de preconceito. Enquanto o povo não adquirir realmente consciência da igualdade do ser humano, o racismo infelizmente continuará sendo transmitido de geração em geração!Isso deve ter um fim!É uma grande ignorância, falta de informação, de conhecimento, de bom senso, acreditar na superioridade de uns sobre outros.

Talita Silveira Barrin.

Nenhum comentário: