sexta-feira, 24 de outubro de 2008


Quando surgiu a psicologia científica?

A psicologia moderna nasceu na Alemanha no final do século 19, em 1879,na universidade de Leipzig, com Wundt, Weber , Fechner, e o inglês Edward B. Tichner, e o americano William James, com a criação do primeiro laboratório de psicologia. A psicologia obteu seu status de ciência à medida que se “libertou” da Filosofia, e desta forma sob os novos padrões de produção de conhecimento, passou a : 1.definir seu objeto de estudo ( o comportamento, a vida psíquica, a personalidade); 2.delimitar seu campo de estudo, diferenciando-o de outras áreas de conhecimento, como a Filosofia e a Fisiologia; 3.formular métodos de estudo deste objeto; 4.formular teorias enquanto um corpo consistente de conhecimentos na área.

Suas teorias obedecem aos critérios básicos da metodologia científica, isto é, busca a neutralidade do conhecimento científico, onde os dados são passíveis de comprovação.
Embora a psicologia científica tenha nascido na Alemanha, é nos Estados Unidos que ela encontrou campo para um rápido crescimento.

Nenhum comentário: