sexta-feira, 6 de março de 2009

Fundamentos Teóricos da Gestalt-terapia:





A Gestalt-terapia fundamenta-se no Existencialismo porque absorveu o que a maioria das terapias existenciais considera importante, o encontro existencial interpessoal. Um encontro existencial visa a autoatualização e a gestalt-terapia considera todo o campo biopsicosocial, incluindo organismo/ambiente, como importante.
Pode ser considerado “existencial” tudo que diz respeito à forma como o homem experimenta sua existência, a assume, a orienta, a dirige.
Existencialismo como ética, sustentada pela liberdade, a ação da liberdade é um ato consciente, uma awareness*, uma escolha.
A Gestalt-terapia é fenomenológica por ser centrada na descrição subjetiva do sentimento (awareness*) do indivíduo. O essencial é o processo que está se desenvolvendo aqui e agora.
Fenômeno é o que se torna luz, o que se apresenta, traduzido para Gestalt é aquilo que damos significado, damos sentido ao mundo; sem consciência não há mundo e sem mundo não há o nós. O sujeito só percebe e dá significado se há intencionalidade, a subjetividade vai se construir a partir desse movimento.
Com essa posição fenomenológica podemos justificar o “aqui e agora” da Gestalt-terapia. O presente é ao mesmo tempo passado, o presente e o futuro. O passado está em nós, na nossa fala, na nossa respiração, nos nossos movimentos e expressões. O passado é reestruturado em cada momento existencial.

quinta-feira, 5 de março de 2009

qualidade de vida


Entende-se por qualidade de vida a percepção do indivíduo tanto de sua posição na vida, no contexto da cultura e nos sistemas de valores nos quais se insere, como em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.

É um amplo conceito de classificação, afetado de modo complexo:

*pela saúde física do indivíduo,

*pelo seu estado psicológico,

*por suas relações sociais,

*pelas suas relações com as características mais relevantes do seu meio ambiente.

Portanto, para se obter QUALIDADE DE VIDA, é necessário o equilíbrio dos fatores que influenciam no desenvolvimento de tal.