sexta-feira, 11 de julho de 2008

Quais as principais teorias psicológicas do século 20?


Há três importantes tendências teóricas da Psicologia neste século, que são:

--> Behaviorismo: A tradução da palavra inglesa behavior é "comportamento", portanto, o foco de estudo dessa teoria é o comportamento. Foi fundada por John B. Watson que acreditava que o controle do ambiente de um indivíduo permitia desencadear qualquer tipo de comportamento desejável.

--> Psicanálise: Teve seus primórdios com Sigmund Freud (1856-1939), postula o inconsciente como objeto de estudo. Freud acreditava que os problemas se originavam da inaceitação cultural, sendo assim reprimidos os desejos inconscientes e as fantasias de natureza sexual. Desde Freud, a psicanálise se desenvolveu de muitas maneiras e, atualmente, há diversas escolas.

--> Humanista-Fenomenológicas: Dentro dessa força teórica, engloba varias abordagens:

*Gestalt-terapia: Postula a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade, ou seja, como um ser integrado ( corpo+mente+ambiente), onde o organismo esta em constante relação com o meio em busca da satisfação de suas necessidades.

*Psicodrama: Foi criado porJacob Levy Moreno, O psicodrama trabalha através de sonhos, sensibilização corporal, dramatizações de situações do dia-a-dia, construção de histórias familiares etc, sendo possível perceber como o paciente se sente em relação ao meio social em que vive e o faz tomar consciência de como vem agindo nesse meio.

*Existencialismo: É uma corrente filosófica que destaca a liberdade individual, a responsabilidade e a subjetividade do ser humano. O existencialismo considera cada homem como um ser único que é mestre dos seus atos e do seu destino. Onde "a existência precede a essência" , ou seja, o ser humano nasce somente corpo e consciência e no decorrer de suas experiencias vai se construindo. Abordagem criada por Jean-Paul Sartre.

*Abordagem Centrada na Pessoa entre outras.

3 comentários:

Unknown disse...

adoreiiii, vc é linda...pode me mandar por mail?
vilmaatual@hotmail.com

fabiana disse...

oi mt obrigada to meio confusa nesse 1periodo de psicologia
é mt informação .fabiana

prisila alessandra reis dos santos disse...

muito obrigada me ajudou bastante!